Web Content Display (Global)

Cartão do Cuidador Informal já disponível na aplicação gov.pt

Cartão do Cuidador Informal já disponível na aplicação gov.pt

Já estão disponíveis 25 documentos oficiais em formato digital na app

Cartão do Cuidador Informal já disponível na aplicação gov.pt

Os Cuidadores Informais com estatuto reconhecido já podem aceder ao seu Cartão do Cuidador Informal através da aplicação gov.pt, a carteira digital que permite gerir, de forma simples e segura, documentos oficiais com validade legal.

O Cartão do Cuidador Informal reconhece formalmente o estatuto e os direitos de quem presta cuidados a pessoas em situação de dependência, com deficiência ou incapacidades, independentemente da idade.

Desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a aplicação gov.pt integra num único canal funcionalidades anteriormente distribuídas por várias plataformas digitais, como o ID.gov e a Autenticação.gov. Esta centralização permite aos cidadãos aceder de forma mais prática a dezenas de serviços públicos digitais.

Entre as principais funcionalidades da app, destaca-se a disponibilização de 25 documentos oficiais em formato digital, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e, agora, o Cartão do Cuidador Informal.

Palmela reforça proximidade com população através da nova Loja de Cidadão Móvel

Palmela reforça proximidade com população através da nova Loja de Cidadão Móvel

Reforço da oferta de serviços da Administração Central e Municipal, melhorias ao nível dos equipamentos e do espaço dedicado ao atendimento dos cidadãos

Palmela reforça proximidade com população através da nova Loja de Cidadão Móvel 

A nova Loja de Cidadão Móvel de Palmela entrou em funcionamento no dia 2 de julho, disponibilizando não só uma oferta mais alargada de serviços da Administração Central e Municipal, como também melhorias significativas ao nível dos equipamentos e do espaço dedicado ao atendimento dos cidadãos.

Dotada de tecnologia de ponta, esta viatura itinerante permite um atendimento mais estável e eficiente, assegurando maior conforto e celeridade na prestação dos serviços. Para além dos serviços já disponibilizados, como os pedidos e renovações do Cartão de Cidadão, a ativação da Chave Móvel Digital e os apoios da Segurança Social, a nova viatura passa a oferecer um leque mais abrangente de serviços, aproximando a Administração Pública das freguesias, com especial enfoque nas zonas rurais e nas populações com menor acesso digital.

Este projeto resulta da parceria entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), e o Município de Palmela, reforçando o compromisso com uma Administração Pública mais acessível, inclusiva e moderna. 

INVEST promove workshop sobre interoperabilidade digital na Europa

INVEST promove workshop sobre interoperabilidade digital na Europa

Sessão tem como objetivo promover a partilha de perspetivas sobre os desafios e oportunidades associados à interoperabilidade digital

INVEST promove workshop sobre interoperabilidade digital na Europa

O consórcio europeu INVEST vai promover, no próximo dia 17 de julho de 2025, um workshop online dedicado à interoperabilidade de serviços digitais públicos na União Europeia. A iniciativa será dinamizada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), enquanto membro do projeto, e contará com a participação de representantes da administração pública, do setor privado e do meio académico (evento em língua inglesa).

Cofinanciado pelo Programa Europa Digital, o projeto INVEST decorre entre janeiro e dezembro de 2025 e reúne parceiros de vários Estados-Membros com o objetivo de reforçar a capacidade das administrações públicas na criação e gestão de serviços digitais interoperáveis e transfronteiriços, apoiando a implementação do Regulamento (UE) "Europa Interoperável.

O workshop tem como objetivo promover a partilha de diferentes perspetivas sobre os desafios e oportunidades associados à interoperabilidade digital na Europa, fomentando um diálogo aberto entre representantes da administração pública, do setor privado e do meio académico. O debate contará com a participação de Luis Valente, especialista em interoperabilidade da AMA, Teresa Mesquita, membro do Conselho de Administração da SIBS - Forward Payment Solutions, e Delfina Soares, Diretora da Unidade Operacional de Governação Eletrónica Orientada por Políticas da Universidade das Nações Unidas.

A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia aqui.