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Nova assistente virtual do gov.pt facilita a interação dos cidadãos em 12 idiomas

Nova assistente virtual do gov.pt facilita a interação dos cidadãos em 12 idiomas

A interface, disponível em texto e voz, facilita a interação direta e personalizada com cidadãos de várias nacionalidades

Nova assistente virtual do gov.pt facilita a interação dos cidadãos em 12 idiomas

O Governo de Portugal, através da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), lança a nova assistente virtual do portal gov.pt, uma medida que reforça o compromisso com a inclusão e a transformação digital dos serviços públicos.

A nova versão utiliza a mais avançada tecnologia de inteligência artificial generativa, sendo baseada no modelo ChatGPT da OpenAI, com uma base de conhecimento especificamente desenvolvida para oferecer informação sobre mais de 2.300 serviços públicos. A interface, disponível em texto e voz, facilita a interação direta e personalizada com cidadãos de várias nacionalidades, eliminando barreiras linguísticas ao oferecer suporte em 12 idiomas.

O avatar da assistente virtual está integrado em mais de cinco mil páginas do gov.pt, estando prevista a expansão das suas capacidades. O projeto prevê novas funcionalidades transacionais a partir de 2025, incluindo o acompanhamento de processos e serviços como agendamento de atendimentos.

Portal Mais Transparência lança nova área dedicada ao emprego público

Portal Mais Transparência lança nova área dedicada ao emprego público

Esta nova área proporciona aos cidadãos uma visão clara sobre o emprego público, a sua estrutura organizativa e o seu impacto relevante na sociedade

Portal Mais Transparência lança nova área dedicada ao emprego público

O Portal Mais Transparência disponibiliza, esta semana, uma nova área de conteúdos dedicados ao emprego público, desenvolvida em parceria com a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP). 

Esta nova secção foi criada para proporcionar aos cidadãos uma visão clara sobre o emprego público, a sua estrutura organizativa e o seu impacto relevante na sociedade.

A informação agora divulgada tem como base os dados abertos fornecidos pela DGAEP através do dados.gov.pt, o portal de dados abertos da Administração Pública portuguesa. 

A DGAEP é o organismo de apoio à definição das políticas para a Administração Pública nos domínios da organização e da gestão, dos regimes de emprego e da gestão de Recursos Humanos, em Portugal.

Um dos sistemas sob a alçada desta direção-geral consiste no SIOE (Sistema de Informação da Organização do Estado), que permite centralizar dados de caracterização das entidades públicas, facilitando a monitorização e a gestão do emprego público.

Este esforço representa mais um passo do Portal Mais Transparência na promoção da transparência e na partilha de informação aberta pela Administração Pública. 

O Portal Mais Transparência é uma plataforma digital de informação sobre vários temas de gestão e recursos públicos, da responsabilidade da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

A DGAEP passa assim a integrar o grupo de entidades parceiras do Portal Mais Transparência, que, desde o seu lançamento, tem mantido o compromisso de oferecer uma plataforma inovadora, reconhecida internacionalmente e distinguida com o selo de ouro de acessibilidade e usabilidade.

Saiba mais sobre esta e outras iniciativas em transparencia.gov.pt.

Gov.pt: a nova aplicação móvel para serviços públicos já está disponível

Gov.pt: a nova aplicação móvel para serviços públicos já está disponível

O gov.pt unifica as plataformas "ID.gov" e "Autenticação.gov" com o objetivo de modernizar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos

Gov.pt: a nova aplicação móvel para serviços públicos já está disponível 

A aplicação móvel gov.pt já está disponível. Esta ferramenta, que pretende integrar todas as aplicações digitais do Estado num canal único, assinala um avanço significativo no compromisso com a modernização digital de Portugal ao facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. 

Disponível gratuitamente nas lojas de aplicações para smartphones, o gov.pt unifica as plataformas "ID.gov" e "Autenticação.gov" com o objetivo de modernizar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Entre as funcionalidades destaca-se a disponibilização de 16 documentos oficiais em formato digital, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução, o Cartão do Aluno e o Seguro Automóvel.  

Além disso, a aplicação permite a adesão à Chave Móvel Digital (CMD) por biometria, garantindo uma autenticação segura, e oferece a possibilidade de realizar assinaturas digitais qualificadas com valor jurídico, proporcionando mais confiança no uso de documentos digitais. Para acessos rápidos e seguros, também está disponível a autenticação por QR Code, tanto para serviços online como presenciais. 

No futuro, a aplicação gov.pt integrará novos serviços, incluindo notificações personalizadas para informar os cidadãos sobre obrigações e eventos relevantes. Contará ainda com um assistente virtual multilíngue, desenhado para esclarecer dúvidas e fornecer informações detalhadas, bem como uma área reservada onde será possível consultar o histórico e o estado de todas as interações realizadas. 

A aplicação gov.pt reforça a abordagem omnicanal, com a integração entre canais digitais (portal e app) e físicos (atendimento telefónico e presencial), promovendo uma experiência mais integrada e conveniente. Este modelo flexível assegura que os cidadãos possam optar, de acordo com sua preferência, pela forma mais conveniente de interação com os serviços públicos.