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Megatendências 2050: um relatório a olhar para o futuro de Portugal

Megatendências 2050: um relatório a olhar para o futuro de Portugal

AMA é membro da REPLAN e participou ativamente neste processo

Megatendências 2050: um relatório a olhar para o futuro de Portugal

O relatório "Megatendências 2050 – O mundo em mudança: Impactos em Portugal", elaborado pela Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública (REPLAN), com o apoio do PLANAPP, apresenta uma análise das nove megatendências que vão condicionar o futuro de Portugal até 2050. A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) é membro da REPLAN e participou ativamente neste processo.

Este relatório, que aprofunda a brochura "Introdução às Megatendências 2050", publicada em 2024, visa esclarecer a ação presente à luz dos futuros possíveis e preferíveis, fornecendo pistas e contributos para as decisões estratégicas. É, por isso, uma ferramenta relevante para a construção de cenários e de uma visão sobre o que queremos que Portugal seja em 2050.

O exercício prospetivo realizado no quadro da elaboração deste relatório adotou uma abordagem multidisciplinar e sistémica, integrando dados, provas empíricas e uma diversidade de perspetivas recolhidas através de workshops, webinars e entrevistas, que envolveram mais de 80 peritos e entidades de diversas áreas.

É de destacar que o processo de conceção e redação do relatório, incluindo a identificação das megatendências, a organização dos workshops e outros eventos e a promoção do concurso de jovens criadores, contou com a participação de vários serviços da administração pública que, de modo colaborativo e em rede, se encontraram ao longo de dois anos para concretizar este trabalho.

AMA leva serviços públicos ao Primavera Sound Porto

AMA leva serviços públicos ao Primavera Sound Porto

Festivaleiros terão a oportunidade de realizar um conjunto de serviços públicos no espaço gov.pt

AMA leva serviços públicos ao Primavera Sound Porto

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) marca presença pela primeira vez no Primavera Sound Porto, que decorre de 12 a 14 de junho no Parque da Cidade. Com o objetivo de aproximar os serviços públicos dos cidadãos e promover a transformação digital da Administração Pública, a AMA apresenta o stand gov.pt, um espaço onde será possível aceder a serviços públicos digitais de forma simples, rápida e eficiente.

O espaço gov.pt, localizado na zona do Queimódromo, oferece a possibilidade de resolver questões importantes do quotidiano de forma rápida e eficiente, através do portal único de acesso a serviços públicos, o gov.pt. Com o apoio personalizado de uma equipa especializada, o público do Primavera Sound Porto tem à disposição um catálogo com dez serviços públicos para realizar de forma simples e rápida.

Os tempos de espera entre concertos podem ser aproveitados para tratar dos mais diversos assuntos como alteração de morada, renovação do Cartão de Cidadão, ativação da Chave Móvel Digital, adição de documentos de identificação na app gov.pt, renovação da carta de condução, consulta do histórico de contraordenações rodoviárias, pedido de Cheque Nutricionista e Cheque Psicólogo, pedido do Cartão Europeu de Seguro de Doença, subscrição de jornais ou revistas através do programa de oferta de assinaturas digitais para jovens (Portugal MediaLab), entre outros.

A presença da AMA no Primavera Sound Porto é um passo importante na promoção da inclusão e acessibilidade digital, ao levar os serviços públicos diretamente até onde estão as pessoas. Com esta ação, reforça-se o compromisso com a modernização, a literacia digital e a presença da Administração Pública em contextos de cultura, diversidade e participação.

App gov.pt conquista distinção internacional de excelência digital

App gov.pt conquista distinção internacional de excelência digital

Portugal volta a ser distinguido nos prémios WSIS pelo segundo ano consecutivo

App gov.pt conquista distinção internacional de excelência digital 

A aplicação móvel gov.pt foi distinguida como Champion 2025 pelos World Summit on the Information Society (WSIS), na categoria de e-Government, uma distinção atribuída pela União Internacional das Telecomunicações (UIT). Trata-se da segunda vez consecutiva que Portugal conquista este reconhecimento, o que reforça o seu compromisso com a modernização digital do Estado e a promoção de serviços públicos mais acessíveis, eficientes e centrados no cidadão.

Desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a gov.pt representa um avanço significativo na estratégia de digitalização da Administração Pública portuguesa. A aplicação integra, num único canal, as funcionalidades anteriormente dispersas em várias plataformas digitais, como o ID.gov e a Autenticação.gov, facilitando o acesso dos cidadãos a dezenas de serviços públicos de forma simples, intuitiva e segura.

Entre as funcionalidades mais relevantes da aplicação está a disponibilização de 23 documentos oficiais em formato digital, incluindo o Cartão de Cidadão e a Carta de Condução. A app permite ainda a alteração da morada associada ao Cartão de Cidadão, a renovação do Cartão de Cidadão, a ativação da Chave Móvel Digital, a consulta do histórico de contraordenações rodoviárias, o pedido do Cartão Europeu de Seguro de Doença, entre outros serviços.

A distinção da app gov.pt nos WSIS 2025 – entre 972 projetos candidatos a nível mundial, e com o apoio de milhões de votos do público – reconhece a inovação, o impacto social e a relevância desta solução tecnológica, pensada para promover uma relação mais próxima entre o Estado e os cidadãos.