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Nova assistente virtual do gov.pt facilita a interação dos cidadãos em 12 idiomas
A interface, disponível em texto e voz, facilita a interação direta e personalizada com cidadãos de várias nacionalidades
Nova assistente virtual do gov.pt facilita a interação dos cidadãos em 12 idiomas
O Governo de Portugal, através da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), lança a nova assistente virtual do portal gov.pt, uma medida que reforça o compromisso com a inclusão e a transformação digital dos serviços públicos.
A nova versão utiliza a mais avançada tecnologia de inteligência artificial generativa, sendo baseada no modelo ChatGPT da OpenAI, com uma base de conhecimento especificamente desenvolvida para oferecer informação sobre mais de 2.300 serviços públicos. A interface, disponível em texto e voz, facilita a interação direta e personalizada com cidadãos de várias nacionalidades, eliminando barreiras linguísticas ao oferecer suporte em 12 idiomas.
O avatar da assistente virtual está integrado em mais de cinco mil páginas do gov.pt, estando prevista a expansão das suas capacidades. O projeto prevê novas funcionalidades transacionais a partir de 2025, incluindo o acompanhamento de processos e serviços como agendamento de atendimentos.
Portal Mais Transparência lança nova área dedicada ao emprego público
Esta nova área proporciona aos cidadãos uma visão clara sobre o emprego público, a sua estrutura organizativa e o seu impacto relevante na sociedade
Portal Mais Transparência lança nova área dedicada ao emprego público
O Portal Mais Transparência disponibiliza, esta semana, uma nova área de conteúdos dedicados ao emprego público, desenvolvida em parceria com a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).
Esta nova secção foi criada para proporcionar aos cidadãos uma visão clara sobre o emprego público, a sua estrutura organizativa e o seu impacto relevante na sociedade.
A informação agora divulgada tem como base os dados abertos fornecidos pela DGAEP através do dados.gov.pt, o portal de dados abertos da Administração Pública portuguesa.
A DGAEP é o organismo de apoio à definição das políticas para a Administração Pública nos domínios da organização e da gestão, dos regimes de emprego e da gestão de Recursos Humanos, em Portugal.
Um dos sistemas sob a alçada desta direção-geral consiste no SIOE (Sistema de Informação da Organização do Estado), que permite centralizar dados de caracterização das entidades públicas, facilitando a monitorização e a gestão do emprego público.
Este esforço representa mais um passo do Portal Mais Transparência na promoção da transparência e na partilha de informação aberta pela Administração Pública.
O Portal Mais Transparência é uma plataforma digital de informação sobre vários temas de gestão e recursos públicos, da responsabilidade da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
A DGAEP passa assim a integrar o grupo de entidades parceiras do Portal Mais Transparência, que, desde o seu lançamento, tem mantido o compromisso de oferecer uma plataforma inovadora, reconhecida internacionalmente e distinguida com o selo de ouro de acessibilidade e usabilidade.
Saiba mais sobre esta e outras iniciativas em transparencia.gov.pt.
Gov.pt: a nova aplicação móvel para serviços públicos já está disponível
O gov.pt unifica as plataformas "ID.gov" e "Autenticação.gov" com o objetivo de modernizar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos
Gov.pt: a nova aplicação móvel para serviços públicos já está disponível
A aplicação móvel gov.pt já está disponível. Esta ferramenta, que pretende integrar todas as aplicações digitais do Estado num canal único, assinala um avanço significativo no compromisso com a modernização digital de Portugal ao facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.
Disponível gratuitamente nas lojas de aplicações para smartphones, o gov.pt unifica as plataformas "ID.gov" e "Autenticação.gov" com o objetivo de modernizar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Entre as funcionalidades destaca-se a disponibilização de 16 documentos oficiais em formato digital, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução, o Cartão do Aluno e o Seguro Automóvel.
Além disso, a aplicação permite a adesão à Chave Móvel Digital (CMD) por biometria, garantindo uma autenticação segura, e oferece a possibilidade de realizar assinaturas digitais qualificadas com valor jurídico, proporcionando mais confiança no uso de documentos digitais. Para acessos rápidos e seguros, também está disponível a autenticação por QR Code, tanto para serviços online como presenciais.
No futuro, a aplicação gov.pt integrará novos serviços, incluindo notificações personalizadas para informar os cidadãos sobre obrigações e eventos relevantes. Contará ainda com um assistente virtual multilíngue, desenhado para esclarecer dúvidas e fornecer informações detalhadas, bem como uma área reservada onde será possível consultar o histórico e o estado de todas as interações realizadas.
A aplicação gov.pt reforça a abordagem omnicanal, com a integração entre canais digitais (portal e app) e físicos (atendimento telefónico e presencial), promovendo uma experiência mais integrada e conveniente. Este modelo flexível assegura que os cidadãos possam optar, de acordo com sua preferência, pela forma mais conveniente de interação com os serviços públicos.