Web Content Display (Global)

AMA promove sessões públicas para a construção da Agenda Nacional de IA

AMA promove sessões públicas para a construção da Agenda Nacional de IA

Sessões acontecem em Lisboa, Évora e Porto

AMA promove sessões públicas para a construção da Agenda Nacional de IA
 
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) está a promover a elaboração da Agenda Nacional de Inteligência Artificial, uma das 16 iniciativas da Estratégia Digital Nacional aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 207/2024. 
 
Com o objetivo de recolher contributos fundamentais para a construção desta Agenda, a AMA organiza três sessões públicas de auscultação a realizar presencialmente:
 
Lisboa: 15 de janeiro, das 10h00 às 12h00, no Auditório do Fórum Tecnológico, Pólo Tecnológico De Lisboa, Lt 7, 1600 Lisboa.;
Évora: 16 de janeiro, das 15h30 às 17h30, nas instalações da Universidade de Évora, Largo Colegiais, 2, 7000-803 Évora
Porto: 17 de janeiro, das 11h00 às 13h00, nas instalações do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431, 4249-015 Porto.
 
O que é a Agenda Nacional de IA?
 
A Agenda Nacional de IA será materializada num plano de ação concreto, orientado por objetivos e metas próprias, cuja visão será garantir que Portugal desenvolve um ecossistema sólido de inteligência artificial, baseado na ética e na excelência científica, alinhado com o contexto regulatório europeu, que promova o bem-estar social, e potencie a produtividade e a competitividade da economia.
 
Estas ações serão orientadas por três eixos de atuação principais:
 
1. Talento: Capacitar e atrair talento para liderar a inovação e preparar a força de trabalho para os desafios da IA.
2. Infraestrutura: Assegurar recursos tecnológicos essenciais para impulsionar o desenvolvimento e a implementação de soluções de IA.
3. Inovação e Investigação: Fomentar a colaboração entre setor privado, academia e administração pública para criar soluções que beneficiem a economia e os cidadãos.
 
Como posso contribuir?
 
As sessões destinam-se a reunir representantes do Ensino Superior, organizações privadas, setor público, terceiro setor e cidadãos interessados no tema, para um momento de auscultação colaborativo tendo em vista a recolha de contributos que poderão ajudar a moldar o futuro da IA em Portugal.
 
Para participar nas sessões públicas de recolha de contributos, deve efetuar a inscrição até dia 14 de janeiro, às 18h00, através do link disponível aqui. Participe e ajude a construir o futuro da Inteligência Artificial em Portugal.
Nova assistente virtual do gov.pt facilita a interação dos cidadãos em 12 idiomas

Nova assistente virtual do gov.pt facilita a interação dos cidadãos em 12 idiomas

A interface, disponível em texto e voz, facilita a interação direta e personalizada com cidadãos de várias nacionalidades

Nova assistente virtual do gov.pt facilita a interação dos cidadãos em 12 idiomas

O Governo de Portugal, através da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), lança a nova assistente virtual do portal gov.pt, uma medida que reforça o compromisso com a inclusão e a transformação digital dos serviços públicos.

A nova versão utiliza a mais avançada tecnologia de inteligência artificial generativa, sendo baseada no modelo ChatGPT da OpenAI, com uma base de conhecimento especificamente desenvolvida para oferecer informação sobre mais de 2.300 serviços públicos. A interface, disponível em texto e voz, facilita a interação direta e personalizada com cidadãos de várias nacionalidades, eliminando barreiras linguísticas ao oferecer suporte em 12 idiomas.

O avatar da assistente virtual está integrado em mais de cinco mil páginas do gov.pt, estando prevista a expansão das suas capacidades. O projeto prevê novas funcionalidades transacionais a partir de 2025, incluindo o acompanhamento de processos e serviços como agendamento de atendimentos.

Gov.pt: a nova aplicação móvel para serviços públicos já está disponível

Gov.pt: a nova aplicação móvel para serviços públicos já está disponível

O gov.pt unifica as plataformas "ID.gov" e "Autenticação.gov" com o objetivo de modernizar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos

Gov.pt: a nova aplicação móvel para serviços públicos já está disponível 

A aplicação móvel gov.pt já está disponível. Esta ferramenta, que pretende integrar todas as aplicações digitais do Estado num canal único, assinala um avanço significativo no compromisso com a modernização digital de Portugal ao facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. 

Disponível gratuitamente nas lojas de aplicações para smartphones, o gov.pt unifica as plataformas "ID.gov" e "Autenticação.gov" com o objetivo de modernizar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Entre as funcionalidades destaca-se a disponibilização de 19 documentos oficiais em formato digital, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução, o Cartão do Aluno e o Seguro Automóvel.  

Além disso, a aplicação permite a adesão à Chave Móvel Digital (CMD) por biometria, garantindo uma autenticação segura, e oferece a possibilidade de realizar assinaturas digitais qualificadas com valor jurídico, proporcionando mais confiança no uso de documentos digitais. Para acessos rápidos e seguros, também está disponível a autenticação por QR Code, tanto para serviços online como presenciais. 

No futuro, a aplicação gov.pt integrará novos serviços, incluindo notificações personalizadas para informar os cidadãos sobre obrigações e eventos relevantes. Contará ainda com um assistente virtual multilíngue, desenhado para esclarecer dúvidas e fornecer informações detalhadas, bem como uma área reservada onde será possível consultar o histórico e o estado de todas as interações realizadas. 

A aplicação gov.pt reforça a abordagem omnicanal, com a integração entre canais digitais (portal e app) e físicos (atendimento telefónico e presencial), promovendo uma experiência mais integrada e conveniente. Este modelo flexível assegura que os cidadãos possam optar, de acordo com sua preferência, pela forma mais conveniente de interação com os serviços públicos.