AMA promove sessões públicas para a construção da Agenda Nacional de IA
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) está a promover a elaboração da Agenda Nacional de Inteligência Artificial, uma das 16 iniciativas da
Estratégia Digital Nacional aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 207/2024.
Com o objetivo de recolher contributos fundamentais para a construção desta Agenda, a AMA organiza três sessões públicas de auscultação a realizar presencialmente:
• Lisboa: 15 de janeiro, das 10h00 às 12h00, no Auditório do Fórum Tecnológico, Pólo Tecnológico De Lisboa, Lt 7, 1600 Lisboa.;
• Évora: 16 de janeiro, das 15h30 às 17h30, nas instalações da Universidade de Évora, Largo Colegiais, 2, 7000-803 Évora
• Porto: 17 de janeiro, das 11h00 às 13h00, nas instalações do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431, 4249-015 Porto.
O que é a Agenda Nacional de IA?
A Agenda Nacional de IA será materializada num plano de ação concreto, orientado por objetivos e metas próprias, cuja visão será garantir que Portugal desenvolve um ecossistema sólido de inteligência artificial, baseado na ética e na excelência científica, alinhado com o contexto regulatório europeu, que promova o bem-estar social, e potencie a produtividade e a competitividade da economia.
Estas ações serão orientadas por três eixos de atuação principais:
1. Talento: Capacitar e atrair talento para liderar a inovação e preparar a força de trabalho para os desafios da IA.
2. Infraestrutura: Assegurar recursos tecnológicos essenciais para impulsionar o desenvolvimento e a implementação de soluções de IA.
3. Inovação e Investigação: Fomentar a colaboração entre setor privado, academia e administração pública para criar soluções que beneficiem a economia e os cidadãos.
Como posso contribuir?
As sessões destinam-se a reunir representantes do Ensino Superior, organizações privadas, setor público, terceiro setor e cidadãos interessados no tema, para um momento de auscultação colaborativo tendo em vista a recolha de contributos que poderão ajudar a moldar o futuro da IA em Portugal.
Para participar nas sessões públicas de recolha de contributos, deve efetuar a inscrição até dia 14 de janeiro, às 18h00, através do link disponível
aqui. Participe e ajude a construir o futuro da Inteligência Artificial em Portugal.