AMA e NOVA FCT assinam protocolo para criação do primeiro Espaço Cidadão numa universidade

AMA e NOVA FCT assinam protocolo para criação do primeiro Espaço Cidadão numa universidade

A abertura do Espaço Cidadão na NOVA FCT deverá decorrer até janeiro de 2025

AMA e NOVA FCT assinam protocolo para criação do primeiro Espaço Cidadão numa universidade

​A AMA – Agência para a Modernização Administrativa e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | NOVA FCT assinaram hoje um memorando de entendimento para a criação do primeiro Espaço Cidadão numa instituição de ensino superior em Portugal. Este marco representa um passo significativo na prestação de serviços públicos em ambiente académico.

O Espaço Cidadão, inserido na oferta de atendimento omnicanal da AMA, complementar à prestação digital de serviços públicos, visa centralizar vários serviços de diferentes entidades num único ponto de atendimento, facilitando o acesso a serviços essenciais da administração central, local e de entidades privadas de interesse público. Este novo espaço na NOVA FCT permitirá aos estudantes, funcionários e à comunidade local tratar de diversos assuntos administrativos de forma mais rápida e eficiente.

Entre os serviços disponíveis no Espaço Cidadão da NOVA FCT estarão a renovação da Carta de Condução, a solicitação de nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, a apresentação de despesas junto da ADSE, questões relacionadas com emprego e formação profissional, a alteração da morada do Cartão de Cidadão, a solicitação do Cartão Europeu de Seguro de Doença e a adesão ao serviço Faturas Sem Papel, entre muitos outros.

Além da prestação de serviços, os Espaços Cidadão têm como objetivo a promoção da literacia digital, através do auto-atendimento assistido e via biometria com o qual se procura, de forma pedagógica, capacitar o cidadão a interagir digitalmente com a Administração Pública.

A abertura ao público deste Espaço Cidadão no Campus da Caparica, junta-se a uma rede que conta já com mais de 890 pontos de norte a sul do país localizados em Lojas de Cidadão, câmaras municipais, juntas de freguesia, bibliotecas e, agora, numa universidade. A abertura deste novo ponto na NOVA FCT representa um avanço importante para a descentralização e melhoria do acesso aos serviços públicos, e reflete o compromisso da AMA e desta instituição de ensino superior com a inovação e a excelência no serviço à população.

Sofia Mota, Presidente da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, reforça que "a expansão da rede de Espaços Cidadão, em locais que oferecem maior conveniência e acessibilidade aos cidadãos, é uma prioridade em linha com o novo modelo de atendimento, em desenvolvimento pela AMA, que tem por objetivo integrar os atuais canais de atendimento (digitais e presenciais) para que forneçam um atendimento rápido, eficiente e uma experiência melhorada no acesso aos serviços."

"Estamos muito entusiasmados com a assinatura deste protocolo que vai possibilitar a criação do primeiro Espaço Cidadão numa faculdade. Este memorando de entendimento marca um marco significativo não apenas para a nossa faculdade, mas para todo o ensino superior em Portugal", refere José Júlio Alferes, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | NOVA FCT.

A abertura do Espaço Cidadão na NOVA FCT deverá decorrer até janeiro de 2025, seis meses depois da assinatura deste protocolo entre a faculdade e a AMA.

AMA leva serviços públicos digitais ao NOS Alive

AMA leva serviços públicos digitais ao NOS Alive

Primeiro Espaço Cidadão, situado junto ao Coreto

 

AMA leva serviços públicos digitais ao NOS Alive

Este ano, os festivaleiros não precisam de levar carteira para o NOS Alive. Pela primeira vez, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa marca presença no maior festival de música do país para transformar a interação com os serviços públicos através das soluções digitais ID.GOV e Chave Móvel Digital (CMD).

Comprometida em garantir que os serviços públicos sejam acessíveis a todos os cidadãos, incluindo os que estão no NOS Alive, a AMA apresenta o Espaço Cidadão, onde os festivaleiros podem resolver questões importantes de forma rápida e eficiente, rentabilizando o tempo no recinto.

No festival, a AMA promove a adesão à carteira digital ID.GOV e à CMD, ferramentas essenciais que, além do acesso online aos serviços públicos, permitem ao cidadão guardar no seu smartphone, consultar e partilhar, em qualquer momento, os dados dos seus documentos de identificação que estejam disponíveis na aplicação com a mesma validade legal dos documentos físicos.

O Espaço Cidadão no NOS Alive surge com o objetivo de proporcionar aos festivaleiros a oportunidade de realizar serviços públicos de forma rápida e eficiente diretamente no local. No stand, localizado junto ao palco Coreto, os festivaleiros vão ter a oportunidade de realizar serviços públicos como renovação do Cartão de Cidadão (CC) para maiores de 25 anos (por expiração do prazo de validade), pedido de alteração de morada e pedido do Cartão Europeu de Saúde.

Na vanguarda da modernização dos serviços públicos e trazendo soluções inovadoras diretamente aos cidadãos, no Espaço Cidadão da AMA será possível ter uma experiência de auto-atendimento guiado e realizar serviços via biometria.

Estas soluções digitais, que transformam a forma como os cidadãos interagem com o Estado, facilitando o acesso e a utilização dos serviços públicos, estão alinhadas com o novo modelo de atendimento, em desenvolvimento pela AMA. Este novo modelo tem por objetivo integrar os atuais canais de atendimento (digitais e presenciais) para que forneçam um atendimento rápido, eficiente e uma experiência melhorada no acesso aos serviços.

A AMA reforça assim o seu compromisso com a proximidade aos cidadãos, oferecendo apoio personalizado durante o NOS Alive. Os festivaleiros podem conhecer de perto os serviços da AMA e descobrir como estas soluções podem simplificar o seu dia a dia.

AMA leva serviços públicos digitais ao NOS Alive

Este ano, os festivaleiros não precisam de levar carteira para o NOS Alive. Pela primeira vez, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa marca presença no maior festival de música do país para transformar a interação com os serviços públicos através das soluções digitais ID.GOV e Chave Móvel Digital (CMD).

Comprometida em garantir que os serviços públicos sejam acessíveis a todos os cidadãos, incluindo os que estão no NOS Alive, a AMA apresenta o Espaço Cidadão, onde os festivaleiros podem resolver questões importantes de forma rápida e eficiente, rentabilizando o tempo no recinto.

No festival, a AMA promove a adesão à carteira digital ID.GOV e à CMD, ferramentas essenciais que, além do acesso online aos serviços públicos, permitem ao cidadão guardar no seu smartphone, consultar e partilhar, em qualquer momento, os dados dos seus documentos de identificação que estejam disponíveis na aplicação com a mesma validade legal dos documentos físicos.

O Espaço Cidadão no NOS Alive surge com o objetivo de proporcionar aos festivaleiros a oportunidade de realizar serviços públicos de forma rápida e eficiente diretamente no local. No stand, localizado junto ao palco Coreto, os festivaleiros vão ter a oportunidade de realizar serviços públicos como renovação do Cartão de Cidadão (CC) para maiores de 25 anos (por expiração do prazo de validade), pedido de alteração de morada e pedido do Cartão Europeu de Saúde.

Na vanguarda da modernização dos serviços públicos e trazendo soluções inovadoras diretamente aos cidadãos, no Espaço Cidadão da AMA será possível ter uma experiência de auto-atendimento guiado e realizar serviços via biometria.

Estas soluções digitais, que transformam a forma como os cidadãos interagem com o Estado, facilitando o acesso e a utilização dos serviços públicos, estão alinhadas com o novo modelo de atendimento, em desenvolvimento pela AMA. Este novo modelo tem por objetivo integrar os atuais canais de atendimento (digitais e presenciais) para que forneçam um atendimento rápido, eficiente e uma experiência melhorada no acesso aos serviços.

A AMA reforça assim o seu compromisso com a proximidade aos cidadãos, oferecendo apoio personalizado durante o NOS Alive. Os festivaleiros podem conhecer de perto os serviços da AMA e descobrir como estas soluções podem simplificar o seu dia a dia.

Serviço Público de Notificações Eletrónicas disponível no âmbito dos fundos europeus

Serviço Público de Notificações Eletrónicas disponível no âmbito dos fundos europeus

Esta medida reforça o compromisso com a eficiência, transparência e simplificação no acesso e gestão dos fundos europeus

Serviço Público de Notificações Eletrónicas disponível no âmbito dos fundos europeus

Foi celebrado entre a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C, IP) e a Agência para a Modernização Administrativa, I.P., o protocolo de adesão ao Serviço Público de Notificações Eletrónicas (SPNE). Este protocolo permitirá à AD&C, I.P, às Autoridades de Gestão aderentes, incluindo o PESSOAS 2030, bem como aos organismos intermédios e aos beneficiários (ou candidatos a beneficiários), a utilização deste serviço.

Dando cumprimento ao disposto no Decreto-Lei n.º 20-A/2023, de 22 de março em matéria de notificações e comunicações (artigos 8.º e 35.º n.º 4),  as notificações aos candidatos a fundos europeus, sejam pessoas singulares e coletivas, públicas e privadas, devem ser realizadas através do SPNE associado à Morada Única Digital (MUD), salvo indicação contrária expressa pelos candidatos ou beneficiários.

Com a assinatura do documento, o SPNE passará em breve a ser utilizado para notificar os candidatos e os beneficiários dos apoios do Fundo Social Europeu Mais, através do PESSOAS 2030. Os beneficiários dos apoios, potenciais ou efetivos, que sejam considerados elegíveis (Sociedades Anónimas e por quotas, Cooperativas, Empresários em nome individual, Organismos da Administração Pública, Central e Local) podem também aderir ao SPNE.

Esta medida reforça o compromisso do Programa com a eficiência, transparência e simplificação no acesso e gestão dos fundos europeus, promovendo um ambiente mais integrado, acessível e digital, para todos.

Os serviços foram disponibilizados às 27 entidades envolvidas, em 20 de Junho de 2024.