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Novo serviço facilita pedido de atribuição de identificadores para cidadãos imigrantes em Portugal

Novo serviço facilita pedido de atribuição de identificadores para cidadãos imigrantes em Portugal

Pessoas estrangeiras com morada em Portugal podem pedir, de uma só vez, os números de identificação

Novo serviço facilita pedido de atribuição de identificadores para cidadãos imigrantes em Portugal 

Já está em vigor a medida Simplex "Números de identificação para cidadãos estrangeiros de uma só vez", também inscrita no Plano de Ação para as Migrações, marcando uma primeira fase de simplificação dos processos associados ao ciclo de vida de cidadãos imigrantes que residem em Portugal.   

Esta fase inicial permite a solicitação de números de identificação a cidadãos estrangeiros que não possuam Cartão de Cidadão português e que se enquadrem numa das condições: (1) ter solicitado, ou já obtido, autorização de residência; (2) possuir nacionalidade de um país da União Europeia; (3) ter requerido Proteção Internacional, incluindo asilo e proteção subsidiária, com exceção dos cidadãos abrangidos pela Proteção temporária no âmbito da RCM 29A/2022; (4) ser titular do estatuto de refugiado ou beneficiário de proteção internacional, tudo no mesmo local. 

A partir de agora, os cidadãos estrangeiros que detenham alguma destas condições, de acordo com a sua situação em concreto, podem solicitar, num único pedido, o Número de Identificação Fiscal (NIF), o Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e o Número Nacional de Utente (NNU). 

Nesta fase, o serviço estará disponível em dez locais: 

Espaço Cidadão do Município de Braga; 

Espaço Cidadão de Lagos; 

Espaço Cidadão de Loures (LoureShopping); 

Espaço Cidadão de Oeiras (Oeiras Parque); 

Espaço Cidadão de Olhão; 

Espaço Cidadão do Porto (União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória). 

 

E nos Espaços Cidadão das seguintes Lojas de Cidadão: 

Cascais; 

Saldanha; 

Laranjeiras;

Setúbal. 

No momento do pedido, o cidadão identifica-se com o seu passaporte e ativa a respetiva Chave Móvel Digital para a realização do serviço. Posteriormente, o cidadão receberá os seus números identificadores via correio eletrónico, área reservada do Portal Único de Serviços Digitais - gov.pt e via aplicação eletrónica gov.pt, caso disponha de equipamento móvel. 

Além do atendimento presencial, informações sobre o processo estarão acessíveis na Linha Cidadão (210 489 010 ou 300 003 990, disponível em dias úteis das 9h às 18h) e também no Portal Único de Serviços Digitais - gov.pt

No futuro, o serviço terá novas funcionalidades, abrangendo uma maior comunidade de imigrantes em Portugal, bem como mais Espaços Cidadão. Esta medida reforça assim o compromisso de modernização e desburocratização dos serviços públicos em Portugal. 

MyMonitor: a peça-chave para auxiliar na monitorização do seu site

MyMonitor: a peça-chave para auxiliar na monitorização do seu site

Plataforma permite analisar múltiplas páginas web em simultâneo

 
MyMonitor: a peça-chave para auxiliar na monitorização do seu site 
 
Apresentado durante as Jornadas de Acessibilidade e Usabilidade Digital 2025, realizadas entre os dias 13 e 14 de março, em Lisboa, o MyMonitor é uma plataforma inovadora que permite às entidades públicas monitorizar, de forma contínua e detalhada, a acessibilidade dos seus websites. Desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), esta ferramenta utiliza o mesmo motor de avaliação do AccessMonitor, mas disponibiliza um conjunto alargado de funcionalidades que a tornam mais poderosa e eficaz.
 
A grande vantagem do MyMonitor é a possibilidade de analisar múltiplas páginas em simultâneo, algo que o validador Accessmonitor não oferece.  A plataforma permite aos gestores identificarem quais são as páginas que estão a comprometer a acessibilidade geral do site, facilitando a definição de prioridades para a sua melhoria.
 
"O MyMonitor representa um avanço essencial na promoção da acessibilidade digital em Portugal. Com esta plataforma, disponibilizamos às entidades públicas uma ferramenta robusta e intuitiva para monitorizar, de forma contínua e detalhada, a acessibilidade dos seus websites. Mais do que um simples validador, o MyMonitor permite identificar padrões, definir prioridades e atuar proativamente na melhoria da experiência digital para todos os cidadãos. É fundamental que todas as entidades, públicas e privadas, tenham presente que, para a transformação digital ser completa e efetiva, é necessário investir na digitalização dos serviços, mas também na melhoria da usabilidade e acessibilidade, colocando o cidadão no centro de todas as decisões", frisa Jorge Fernandes, do Núcleo de Experiência e Usabilidade da AMA.
 
Autenticação e acesso seguro
O acesso ao MyMonitor está reservado a responsáveis por websites ou a profissionais autorizados, garantindo a segurança e a confidencialidade dos dados. Para utilizar a plataforma, os utilizadores devem autenticar-se através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital, num processo gerido pela AMA. Cada utilizador terá acesso apenas aos sites para os quais foi previamente autorizado.
 
Importação e avaliação de páginas
A plataforma oferece várias opções para a importação das páginas a avaliar:
 
Inserção manual de URLs;
Carregamento de um ficheiro com os endereços das páginas;
Importação de um sitemap em formato XML;
Transferência das páginas já analisadas pelo Observatório da Acessibilidade Web.
 
No último caso, além das páginas, também será importada a última avaliação realizada pela AMA, mas qualquer nova análise feita no MyMonitor será independente da avaliação oficial do Observatório.
 
Funcionalidades avançadas para uma monitorização eficaz
Uma das funcionalidades mais inovadoras do MyMonitor é a "mancha de acessibilidade", que representa visualmente o nível de acessibilidade das páginas monitorizadas. Ela permite detetar rapidamente as páginas que fogem ao padrão e que necessitam de intervenção.
 
Além disso, os utilizadores podem consultar gráficos e tabelas que apresentam:
 
A distribuição do índice AccessMonitor (de 1 a 10) no total das páginas que compõem a amostra;
A descrição das boas e más práticas de acessibilidade encontradas na amostra de páginas em análise;
O relatório AccessMonitor de cada uma das páginas da amostra com todos os testes efetuados, o número de ocorrências de cada um deles, o detalhe de cada ocorrência e em que linha do código a prática foi localizada;
As práticas (boas ou más) mais frequentes encontradas no total das páginas que compõem a amostra;
Os elementos específicos da página onde ocorrem os problemas.
 
A plataforma permite ainda a gestão ativa das avaliações, possibilitando a adição ou remoção de páginas monitorizadas e a solicitação de novas análises após a implementação de melhorias. O MyMonitor é o seu sistema de monitorização, completamente pessoal.  Atualmente, os relatórios podem ser descarregados individualmente para cada página, mas, no futuro, será possível exportar relatórios completos de um site inteiro.
 
Pedido de acesso ao MyMonitor
Para obter acesso ao MyMonitor, as entidades devem enviar um e-mail para acessibilidade@ama.gov.pt, indicando:
 
A entidade a que pertencem;
O site que pretendem monitorizar;
Os contactos necessários para validação.
 
Após a aprovação, será necessário fornecer o número do Cartão de Cidadão, uma vez que a autenticação na plataforma é feita através do serviço GOV.
AMA lança portal para impulsionar Territórios Inteligentes em Portugal

AMA lança portal para impulsionar Territórios Inteligentes em Portugal

Plataforma disponibiliza um vasto leque de conteúdos, oportunidades de financiamento, legislação relevante e documentação de apoio às candidaturas

AMA lança portal para impulsionar Territórios Inteligentes em Portugal

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) lança o Portal dos Territórios Inteligentes, uma plataforma que centraliza informação estratégica e documentação essencial para a transformação digital dos territórios portugueses.

Com o objetivo de simplificar a partilha e o acesso a dados fundamentais para a gestão eficiente e sustentável do território, o novo portal aposta na transparência e na inovação. Esta iniciativa representa um marco na Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI), ao conectar entidades públicas, privadas e a sociedade civil num ecossistema de conhecimento e cooperação.

A plataforma disponibiliza um vasto leque de conteúdos, incluindo informações detalhadas sobre os Territórios Inteligentes e a ENTI, oportunidades de financiamento, legislação relevante e documentação de apoio às candidaturas. Além disso, conta com uma comunidade de práticas, um espaço interativo para a partilha de experiências, troca de ideias e esclarecimento de dúvidas entre profissionais da área.

Os Territórios Inteligentes passam ainda a integrar as áreas técnicas do Mosaico, plataforma dedicada à evolução dos serviços digitais da Administração Pública, permitindo a partilha de conhecimento técnico.

Nos próximos meses, o portal continuará a expandir as suas funcionalidades, tornando-se uma ferramenta ainda mais completa para todos os que atuam na modernização e digitalização dos territórios. Aceda ao Portal dos Territórios Inteligentes em: territoriosinteligentes.gov.pt.