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Agenda Digital Nacional: mais de 500 contributos recolhidos em três cidades

Agenda Digital Nacional: mais de 500 contributos recolhidos em três cidades

Lisboa, Évora e Porto reuniram cerca de 200 participantes, com vista a promover a partilha de contributos essenciais à definição de iniciativas prioritárias

Agenda Digital Nacional: mais de 500 contributos recolhidos em três cidades
 
O roteiro de auscultação pública para a elaboração da Agenda Nacional de Inteligência Artificial terminou, no dia 17 de janeiro, após reunir cerca de 200 participantes, incluindo representantes de empresas, pequenas e médias empresas (PME), Administração Pública, academia e especialistas. Durante as sessões realizadas em Lisboa, Évora e Porto, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, foram recolhidos mais de 500 contributos.

A última sessão, realizada, no Porto, contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, e da Presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), Sofia Mota.

A fase de auscultação adicional terá início, no dia 30 de janeiro, através do portal Participa.gov. O objetivo desta fase será desenvolver um plano de ação concreto, orientado por objetivos e metas próprias, cuja visão será garantir que Portugal desenvolve um ecossistema sólido de Inteligência Artificial, baseado na ética e na excelência científica, alinhado com o contexto regulatório europeu. Este ecossistema pretende promover o bem-estar social e potenciar a produtividade e a competitividade da economia nacional.

Um agradecimento especial a todos os que marcaram presença no roteiro de auscultação e que contribuíram para o enriquecimento da Agenda Nacional de Inteligência Artificial.

Nova assistente virtual do gov.pt facilita a interação dos cidadãos em 12 idiomas

Nova assistente virtual do gov.pt facilita a interação dos cidadãos em 12 idiomas

A interface, disponível em texto e voz, facilita a interação direta e personalizada com cidadãos de várias nacionalidades

Nova assistente virtual do gov.pt facilita a interação dos cidadãos em 12 idiomas

O Governo de Portugal, através da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), lança a nova assistente virtual do portal gov.pt, uma medida que reforça o compromisso com a inclusão e a transformação digital dos serviços públicos.

A nova versão utiliza a mais avançada tecnologia de inteligência artificial generativa, sendo baseada no modelo ChatGPT da OpenAI, com uma base de conhecimento especificamente desenvolvida para oferecer informação sobre mais de 2.300 serviços públicos. A interface, disponível em texto e voz, facilita a interação direta e personalizada com cidadãos de várias nacionalidades, eliminando barreiras linguísticas ao oferecer suporte em 12 idiomas.

O avatar da assistente virtual está integrado em mais de cinco mil páginas do gov.pt, estando prevista a expansão das suas capacidades. O projeto prevê novas funcionalidades transacionais a partir de 2025, incluindo o acompanhamento de processos e serviços como agendamento de atendimentos.

SIMPLEX 2025: mais rápido, simples e participativo

SIMPLEX 2025: mais rápido, simples e participativo

Até 30 de janeiro de 2025, todos os cidadãos têm a oportunidade de enviar as suas propostas através do participa.gov.

SIMPLEX 2025: mais rápido, simples e participativo

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA), em colaboração com o Governo, encontra-se a promover o SIMPLEX 2025, uma edição inovadora que reforça o compromisso de simplificar a relação entre cidadãos, empresas e os serviços públicos.

Com foco na rapidez e na simplicidade, o SIMPLEX 2025 apresenta uma plataforma modernizada e um processo de submissão de ideias mais intuitivo. Até 30 de janeiro de 2025, cidadãos nacionais maiores de idade e estrangeiros com residência legal em Portugal podem submeter as suas propostas através da plataforma Participa.gov.

As novidades desta edição incluem a ampliação dos canais de participação, permitindo que um número maior de cidadãos e empresas proponham soluções para modernizar os serviços públicos. Além disso, metodologias colaborativas foram introduzidas para garantir maior agilidade na implementação das medidas. O processo também se destaca pela transparência, uma vez que as propostas serão avaliadas por uma comissão especializada e, posteriormente, submetidas a votação pública, através da utilização da autenticação por Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

"Com o SIMPLEX 2025 damos um passo importante ao integrar novas tecnologias, tornando o processo mais ágil e ampliando os canais de participação, garantindo um serviço público ainda mais próximo e eficiente para todos", destaca a presidente da AMA, Sofia Mota.