Web Content Display (Global)

Agenda Nacional de Inteligência Artificial: envie propostas até 28 de fevereiro

Agenda Nacional de Inteligência Artificial: envie propostas até 28 de fevereiro

Sugestões podem ser submetidas no portal Participa.gov

Agenda Nacional de Inteligência Artificial: envie propostas até 28 de fevereiro


A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) convida empresas, instituições académicas, organizações da sociedade civil e cidadãos a participar ativamente na construção da Agenda Nacional de Inteligência Artificial (IA), submetendo as suas propostas até 28 de fevereiro através do portal Participa.gov.

Esta iniciativa pretende reforçar a posição de Portugal como um país inovador e responsável no desenvolvimento da IA, promovendo o bem-estar social e impulsionando a produtividade e competitividade da economia nacional.

A Agenda está estruturada em três eixos fundamentais: Inovação e Investigação, Talento e Infraestrutura, alinhando-se com as dimensões da Estratégia Digital Nacional: Pessoas, Empresas, Estado e Infraestruturas. O objetivo passa por fomentar um ecossistema sólido de IA, incentivando a adoção responsável da tecnologia e assegurando uma abordagem ética e sustentável.

Os interessados em contribuir para a construção desta Agenda têm até 28 de fevereiro para submeter as suas propostas, conforme indicado no site Participa.gov. Após a receção das sugestões, estas serão analisadas pela AMA e poderão ser integradas no diploma de aprovação do projeto, que será disponibilizado para consulta pública no mês de março no portal Consultalex.gov.pt.

A implementação da Agenda Nacional de Inteligência Artificial será concretizada através de um plano de ação para o período de 2025-2026. Com esta iniciativa, pretende-se que Portugal se destaque pela excelência científica e pela implementação ética da IA, colocando as pessoas e o progresso social no centro desta transformação digital.

Para mais informações sobre o processo de submissão e detalhes adicionais sobre a Agenda Nacional de Inteligência Artificial, consulte o portal da Estratégia Digital Nacional em digital.gov.pt.

AMA promove encontro de especialistas em interoperabilidade

AMA promove encontro de especialistas em interoperabilidade

Interoperable Europe Roadshow 2025 debateu a adoção de práticas interoperáveis

AMA promove encontro de especialistas em interoperabilidade

O Interoperable Europe Roadshow 2025, que teve lugar nos dias 18 e 19 de fevereiro, em Lisboa, juntou mais de uma centena de especialistas em interoperabilidade. Organizado pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), o evento contou com a participação de representantes da Comissão Europeia, do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), que foram oradores no evento e partilharam perspetivas sobre os desafios e oportunidades da transformação digital e da interoperabilidade.

Ao longo dos dois dias do roadshow foram realizadas palestras, workshops e sessões de networking, abordando temas como padrões abertos, integração de sistemas e colaboração entre organizações. O principal objetivo foi promover a adoção de práticas interoperáveis, melhorando a eficiência e impulsionando a inovação nos serviços e produtos oferecidos ao cidadão.

A interoperabilidade refere-se à capacidade de diferentes sistemas, organizações ou entidades públicas de trabalharem em conjunto, assegurando a troca e utilização eficiente e segura de informações. Ao incentivar esta cooperação, o evento reforçou a importância da modernização administrativa e da transformação digital para a melhoria dos serviços públicos.

 

AI4PA inicia ciclo de formações sobre digitalização e IA

AI4PA inicia ciclo de formações sobre digitalização e IA

Encontro dedicado a profissionais, dirigentes e técnicos do setor público. Faça a sua inscrição

AI4PA inicia ciclo de formações sobre digitalização e IA

O AI4PA irá lançar o programa de capacitação profissional "Inovação Pública: Estratégias Digitais e Inteligência Artificial na Administração Pública e PMEs" no dia 26 de fevereiro, no Museu do Quartzo (Viseu). A iniciativa, que também passará pelo Porto, Lisboa, Évora e Faro, tem como objetivo capacitar os profissionais da Administração Pública e das Pequenas e Médias Empresas (PME) no uso de ferramentas digitais, visando promover a inovação e a modernização dos serviços públicos. 

Na primeira sessão, em Viseu, os participantes terão acesso a formação especializada, workshops de cocriação de serviços públicos com Inteligência Artificial (IA), exposição de soluções tecnológicas, sessões de pitch e oportunidades de networking

O evento proporcionará uma visão abrangente sobre a aplicação da IA na administração pública, através de intervenções de especialistas como Paulo Vale (AMA), Fernando Bação (NOVA-IMS), Miguel Castro Neto (NOVA-IMS), Miguel Dias e Paulo Gaudêncio (ISCTE) e Luís Barbosa (UNU-eGOV), entre outros.  

A inscrição inclui certificado de formação (emitido pela NOVA-IMS, ISCTE e UNU-EGOV), materiais formativos, almoço e coffee-break. Para mais informações e para efetuar a inscrição, visite: AI4PA - Programa de Capacitação Profissional

Este programa faz parte do AI4PA Portugal EDIH, uma rede colaborativa composta por 19 parceiros, sob a coordenação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).  

O AI4PA visa apoiar a transformação digital da administração pública, utilizando inteligência artificial, ciência de dados e outras tecnologias inovadoras para melhorar a eficácia das políticas públicas e a qualidade dos serviços prestados.