Web Content Display (Global)

Nova assistente virtual do gov.pt facilita a interação dos cidadãos em 12 idiomas

Nova assistente virtual do gov.pt facilita a interação dos cidadãos em 12 idiomas

A interface, disponível em texto e voz, facilita a interação direta e personalizada com cidadãos de várias nacionalidades

Nova assistente virtual do gov.pt facilita a interação dos cidadãos em 12 idiomas

O Governo de Portugal, através da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), lança a nova assistente virtual do portal gov.pt, uma medida que reforça o compromisso com a inclusão e a transformação digital dos serviços públicos.

A nova versão utiliza a mais avançada tecnologia de inteligência artificial generativa, sendo baseada no modelo ChatGPT da OpenAI, com uma base de conhecimento especificamente desenvolvida para oferecer informação sobre mais de 2.300 serviços públicos. A interface, disponível em texto e voz, facilita a interação direta e personalizada com cidadãos de várias nacionalidades, eliminando barreiras linguísticas ao oferecer suporte em 12 idiomas.

O avatar da assistente virtual está integrado em mais de cinco mil páginas do gov.pt, estando prevista a expansão das suas capacidades. O projeto prevê novas funcionalidades transacionais a partir de 2025, incluindo o acompanhamento de processos e serviços como agendamento de atendimentos.

AMA renova Certificado de Gestão da Qualidade segundo as normas ISO 9001:2015

AMA renova Certificado de Gestão da Qualidade segundo as normas ISO 9001:2015

Distinção valoriza o desempenho das atividades de estratégia e de suporte dos serviços centrais, bem como os processos de inovação, participação, simplificação, transformação digital e serviço público omnicanal

AMA renova Certificado de Gestão da Qualidade segundo as normas ISO 9001:2015

Na sequência da Auditoria Externa que decorreu nos dias 16 e 17 de dezembro de 2024, a APCER emitiu o certificado de renovação/extensão ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da AMA, implementado segundo as normas NP EN ISO 9001:2015.

Esta renovação da certificação demonstra a consolidação do sistema, materializada nos seus pontos fortes, nas diferentes formas de monitorização e avaliação, mas também na sua evolução em busca de otimizar os recursos disponíveis.

O desempenho positivo está em linha com as atividades de estratégia e de suporte dos serviços centrais e os processos de inovação, participação e simplificação administrativa, transformação digital e serviço público omnicanal levadas a cabo pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA I.P.).

Gov.pt: a nova aplicação móvel para serviços públicos já está disponível

Gov.pt: a nova aplicação móvel para serviços públicos já está disponível

O gov.pt unifica as plataformas "ID.gov" e "Autenticação.gov" com o objetivo de modernizar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos

Gov.pt: a nova aplicação móvel para serviços públicos já está disponível 

A aplicação móvel gov.pt já está disponível. Esta ferramenta, que pretende integrar todas as aplicações digitais do Estado num canal único, assinala um avanço significativo no compromisso com a modernização digital de Portugal ao facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. 

Disponível gratuitamente nas lojas de aplicações para smartphones, o gov.pt unifica as plataformas "ID.gov" e "Autenticação.gov" com o objetivo de modernizar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Entre as funcionalidades destaca-se a disponibilização de 19 documentos oficiais em formato digital, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução, o Cartão do Aluno e o Seguro Automóvel.  

Além disso, a aplicação permite a adesão à Chave Móvel Digital (CMD) por biometria, garantindo uma autenticação segura, e oferece a possibilidade de realizar assinaturas digitais qualificadas com valor jurídico, proporcionando mais confiança no uso de documentos digitais. Para acessos rápidos e seguros, também está disponível a autenticação por QR Code, tanto para serviços online como presenciais. 

No futuro, a aplicação gov.pt integrará novos serviços, incluindo notificações personalizadas para informar os cidadãos sobre obrigações e eventos relevantes. Contará ainda com um assistente virtual multilíngue, desenhado para esclarecer dúvidas e fornecer informações detalhadas, bem como uma área reservada onde será possível consultar o histórico e o estado de todas as interações realizadas. 

A aplicação gov.pt reforça a abordagem omnicanal, com a integração entre canais digitais (portal e app) e físicos (atendimento telefónico e presencial), promovendo uma experiência mais integrada e conveniente. Este modelo flexível assegura que os cidadãos possam optar, de acordo com sua preferência, pela forma mais conveniente de interação com os serviços públicos.